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4 Ps do Marketing x 8 Ps do Marketing Digital

4 Ps do marketing x 8 Ps do marketing digital Agencia 3GRAUS

Conhecidos pelos profissionais de marketing, os conceitos de 4 Ps do Marketing e de 8 Ps do Marketing Digital tem relação próxima um do outro. Não por acaso eles se misturam e nos ajudam a organizar as ideias dos clientes, produzir um bom planejamento e acertar nas estratégias de marketing. Siga a leitura do blog que a Agência 3GRAUS preparou sobre esse assunto tão importante!

OS 4 PS DO MARKETING

Também chamados de mix de marketing ou, ainda, composto de marketing, os 4 Ps consistem em uma forma de enxergar o que uma empresa pode fazer para influenciar a procura por seus produtos. Foram criados pelo professor Jerome McCarthy, em 1960. Vamos conhecê-los? Veja abaixo:

Produto

O principal P deste conceito. Se refere ao produto da empresa em questão, mas não necessariamente a algo físico. É relativo a qualquer serviço que a empresa oferece. Se você for médico, seu produto são consultas médicas. Se for uma padaria, o produto será uma diversidade de coisas vendidas por lá, e assim por diante. Leva em consideração que produto é esse, quais são suas características (tamanho, altura, frequência de utilização, serventia, benefícios, ciclo de vida e qualquer outra informação a respeito dele). É o ponto de partida de qualquer estratégia de marketing. 

Preço

Muito mais do que parece, o preço é definitivo para o sucesso ou fracasso de uma empresa. Nesse caso falamos do que será cobrado pelo produto, mas não só na questão financeira. Consideramos parte dessa conta o valor agregado, carregado pela marca.

Praça

Como seu produto é colocado no mercado? Esse P fala sobre como os clientes chegam até o seu produto. A forma como esses consumidores encontram sua marca é decisiva para pensar seus meios de distribuição. Se a maior parte das suas vendas acontece pela internet, investir em uma loja física mais do que em uma virtual não faz muito sentido, por exemplo.

Promoção

Aqui não falamos sobre baixar preços. O P da Promoção refere-se à forma como você promove a sua marca. É o que faz uma pessoa escolher a sua empresa em vez da concorrente. É sobre o modo como você se coloca no mercado e está ainda mais relacionado com marketing do que os Ps anteriores.

Esses 4 Ps te mostram o que vender, por quanto, onde e como, centralizando o produto como ideia principal do conceito.

OS 8 PS DO MARKETING DIGITAL

O mundo muda e evolui diariamente, e se o marketing não se reinventar, fica para trás. Por isso, em 2011, Conrado Adolpho criou os 8 Ps do Marketing Digital. Este outro conceito seria uma renovação do antigo, é mais sobre a experiência da pessoa, não sobre o produto. Ele adapta-se às novas formas de se comunicar, à internet e à ampla gama de opções digitais que surgiram nas últimas décadas. Veja abaixo a definição de cada um:

Pesquisa

Se refere a um estudo sobre o seu cliente. Qual o comportamento dele, onde ele se insere e quais suas preferências. Sempre foram parte importante, mas agora se tornam ainda mais necessários, já que as possibilidades são muitas.

Planejamento

Após a fase de pesquisa, use as informações que conseguiu no quesito anterior para seu planejamento de marketing. Pergunte-se: “De acordo com os dados que obtive na pesquisa, quais as ações a seguir?”. Pense em formas de se inserir nas opções do seu público e impactá-lo. Não esqueça de estabelecer metas para esse trabalho, a fim de poder mensurar os resultados mais tarde.

Produção

Esse quesito inclui as estratégias e tecnologias que você utilizará para colocar seu planejamento em prática, em vez da produção industrial de um produto, como poderia ser entendido. Exemplos desse processo são a utilização da RD Station (automação) e do Yoast! (SEO). 

Publicação

Literalmente o ato de tornar pública a sua estratégia. É colocá-la em prática, executar o planejamento e começar a colher os primeiros resultados. Lembre-se de que este P não se refere a um momento pontual, e sim a uma sequência deles, em que várias publicações vão acontecendo para compor o trabalho.

Promoção

Este P é semelhante ao de mesmo nome na teoria dos 4 Ps do Marketing. Refere-se a como/onde será veiculado o seu produto. Google Ads e Facebook Ads são exemplos de grandes aliados para promoção, centralizando a maior parte dos anúncios pagos na internet, no Brasil.

Propagação

É como uma segunda parte da Promoção. Representa o clássico “boca a boca”, que não perde a serventia nem com 1000 anos de utilização de marketing digital. Aqui, consideramos essencial que o cliente receba as informações da melhor forma possível, para que sinta interesse em compartilhar espontaneamente com amigos, familiares ou conhecidos.

Personalização

Até passar pela propagação, você ainda está adquirindo informações sobre seu público e sobre como ele se comportou com a compra ou com o produto. Após analisar os resultados, personalize a sua forma de atender e comunicar-se com esses clientes que você já fez, fidelizando-os. Nessa hora, o e-mail MKT é um dos queridinhos para criar ações.

Precisão

Depois de citar a análise de resultados algumas vezes nos outros tópicos, observe que ela fecha o conceito, tornando-se uma das mais importantes. A mensuração do que você atingiu é o que vai mostrar se suas estratégias foram bem pensadas e quais otimizações são necessárias para que os resultados se tornem bons ou fiquem ainda melhores.

Ter conhecimento desses tópicos faz com que você enxergue mais facilmente o que precisa melhorar na sua estratégia. A dica que a Agência 3GRAUS traz hoje é: não pule nenhum processo! Cada um deles é parte importante da sua estratégia, assim como nós fazemos por aqui diariamente com cada cliente. Afinal, é a estratégia que gera resultado. 

Ficou com dúvida em algum assunto que falamos hoje? Entre em contato agora mesmo!

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