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Estar em todas as redes sociais é a melhor opção?

Estar em todas as redes sociais é a melhor opção - Agencia-3GRAUS

Segundo a MarketingSherpa, 95% dos adultos entre 18 e 34 anos costumam seguir marcas nas redes sociais, mas todas as faixas etárias apresentam porcentagens acima dos 70%. Ainda que a pesquisa tenha sido feita no mercado americano, no Brasil não é muito diferente. O país é responsável por 10% do tempo gasto nas redes sociais em todo o mundo, ficando em segundo lugar, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

As redes sociais são as queridinhas entre as marcas para mostrar um posicionamento mais próximo do cliente. Segundo o Anuário Digital Global de 2019 elaborado pela Hootsuite e We Are Social, o Brasil possui mais de 140 milhões de usuários ativos de redes sociais. 

Que as redes sociais são importantes, a gente já sabe! Mas, será que estar presente em todas elas é realmente necessário?

Na verdade, não é só porque estar nas redes sociais é mais fácil e rápido que se deve sair criando contas em todas as plataformas existentes. Criar uma rede social para a sua empresa demanda responsabilidade e gestão de quem entende do assunto, além de necessitar de tempo para o seu gerenciamento.

A moeda de troca do online é o tempo. Como muitas redes sociais são gratuitas, é possível iniciar estratégias sem custos. Porém, é necessário muito tempo para planejar, gerenciar, interagir, mensurar e repetir todo o processo. Tudo isso em uma única rede. Imagine com várias? Por isso, é muito importante se questionar: quais redes sociais se encaixam melhor no meu negócio?

As redes sociais mais usadas

No Brasil, de acordo com um estudo realizado pela Rock Content, as redes sociais mais usadas são: Facebook, WhatsApp, YouTube, Instagram e Twitter. O importante é entender que cada rede social é única e funciona de forma diferente.

O Facebook é o líder em número de usuários no mundo, totalizando mais de 2 bilhões de usuários. Nos últimos anos, apresentou uma leve queda de uso por parte de pessoas mais jovens, predominando entre adultos com mais idade. Com relação ao gênero, não possui grande variação entre homens e mulheres.

Já no Instagram, o comportamento é um pouco diferente. A rede social vem fazendo mais sucesso entre adultos mais jovens e até adolescentes. O gênero dos usuários também não apresenta muita diferença entre um e outro. Possui um sistema mais dinâmico e versátil. 

O LinkedIn veio com um objetivo mais profissional, tanto para empregadores, quanto para quem procura um novo emprego. Por isso, não possui muitos usuários abaixo dos 18 anos, por exemplo. Esta vem ganhando cada vez mais espaço e é um bom lugar para a maioria das empresas mostrarem um posicionamento.

Então, qual escolher?

Existem muitas outras redes sociais e cada uma pode ser analisada de forma diferente para cada ocasião. Se a empresa é relacionada à área musical, por exemplo, fará sentido exibir vídeos no YouTube a respeito do trabalho. A área de arte gráfica pode ter mais lugar em redes como o Behance, por exemplo. Cada empresa vai ter lugares que trarão mais sucesso para sua estratégia. 

Depois de analisar e entender sobre cada rede social e quais delas vão se encaixar melhor com o seu negócio e as suas estratégias, vem outro passo importante, a geração de conteúdo diferenciado e inovador que incentiva a interação entre o público e a marca, responder as dúvidas e os anseios da sua audiência, criando um relacionamento sincero e que estimule as pessoas a se tornarem fãs também é essencial, independente de qual veículo está sendo usado.

Se você está precisando descobrir qual a melhor estratégia para as redes sociais do seu negócio, a Agência 3GRAUS pode te ajudar! Entre em contato agora mesmo.

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