Atrair novos clientes é um desafio para qualquer empresa. Uma das mais importantes estratégias digitais para ajudar você a obter os resultados que deseja é a geração de leads. Neste artigo, vamos explicar o que são leads, como utilizá-los para impulsionar o seu negócio e como avaliar os resultados.
O que são leads?
Quando um usuário encontra o site da sua empresa e compartilha informações de contato, como nome, email ou telefone, um lead é gerado.
Ou seja, essa estratégia é utilizada para identificar visitantes e o interesse sobre o conteúdo disponibilizado. Através das informações obtidas com a geração de leads, é possível definir quem são as pessoas interessadas pelo seu produto.
Assim, as ações para atrair público podem ser idealizadas com um grau de certeza muito maior. Com um planejamento concreto, a geração de leads ainda contribui para melhorar a taxa de conversão e fidelizar mais clientes.
Como começar?
Dificilmente um usuário disponibilizará suas informações de contato sem um bom motivo. Existem diversas formas de motivar a geração de leads, como conteúdos de atração e ofertas de valor na landing page.
Antes de pensar em estratégias, saiba com quem você está dialogando. O primeiro passo deve ser definir e entender sua persona, que pode ser mais de uma.
Para isso, você pode utilizar dados reais e fictícios. Por exemplo, após identificar as características demográficas e comportamentais dos seus clientes, pense em suas histórias, emoções, motivações e desafios.
Ao definir a “isca” para o lead, também é importante pensar no estágio da Jornada de Compra em que está a persona.
Usuários na etapa de aprendizagem e a consideração, por exemplo, podem ser tão importantes quanto os visitantes que já decidiram sobre a compra.
A partir disso, você poderá oferecer conteúdos que dialoguem especificamente com sua persona escolhida. O ideal é oferecer algo exclusivo, como guias, períodos gratuitos de teste, uma amostra do seu trabalho, vídeo-aulas, eBooks, consultorias, entre outros.
A melhor maneira de aumentar a geração de leads é através de landing pages. Essas páginas são criadas com um único objetivo: aumentar a conversão.
Geralmente, as landing pages contêm menos elementos do que outras páginas, pois o foco deve estar totalmente voltado ao material oferecido.
Você precisará incluir uma chamada principal, a descrição da oferta e um formulário de cadastro com as informações que você deseja obter. Você também pode optar pela inserção de pop-ups.
Como saber se estou obtendo resultados?
Campanhas de geração de leads devem ser acompanhadas através de relatórios do seu site e outras ferramentas, como o Google Analytics. Além da conversão, outras taxas importantes são a de visitantes novos, de navegação e abertura.
A estratégia de geração de leads deve ser o mais precisa possível para garantir a conquista de novos clientes. A Agência 3GRAUS conta com especialistas para potencializar os seus resultados. Conte com a gente!
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