Recentemente, a rede social Instagram anunciou que fará uma atualização ainda no início deste ano, apresentando novos recursos e variações de ferramentas já existentes. Entusiastas de todo o mundo e, principalmente no Brasil, país que é o terceiro maior em número de usuários ativos, ficam na expectativa das mudanças, possibilidades e estratégias que deverão entrar em jogo agora.
Três formatos de Feed?
Entre os pontos destacados, a repercussão maior ficou por conta do novo feed, que será segmentado em três seções: Home, Following e Favorites. Na opção “Home”, o usuário encontra a linha do tempo como é hoje, com influência direta do algoritmo e fora de ordem de postagem. Já na escolha da aba “Following”, é apresentado o feed cronológico, assim como o existente no início da plataforma, em 2016. Aqui, serão vistos os conteúdos sem a função do algoritmo e por ordem de publicação. “Favorites” é o feed “controlado”, que vai privilegiar as contas que o usuário deseja ver a qualquer custo, sem correr o risco de o conteúdo passar despercebido.
Como a mudança pode afetar as conversões e engajamento?
Analistas e usuários massivos da rede já debatem a aplicabilidade e de que forma as alterações irão manipular a forma como as marcas, empresas e influenciadores traçam os novos planos, apesar de ainda não saberem com exatidão quais serão os processos e métricas adotadas pela plataforma. Haverá, sem dúvidas, uma ressignificação sobre o impacto do alcance orgânico em relação às campanhas patrocinadas, como o tráfego vai se comportar e se o Instagram irá fomentar cada vez mais o investimento por parte de quem quer ser destaque e ser visto com mais frequência.
Saiba como atrair digitalmente novos clientes para o seu negócio, clique aqui.
Os Stories também irão mudar!
De outro lado, a ferramenta de Story também pode passar por transformações e ganhar um botão de “curtida”, diferentemente das reações que já são habilitadas. Um rumor também diz respeito aos stories exclusivos e pagos que prometem gerar uma nova forma de monetização, já que poderiam ser vistos somente por quem compra o acesso.
Diante de dúvidas e especulações, devemos aguardar os capítulos das próximas semanas que deverão movimentar toda a comunidade tecnológica e debater, com experiências práticas e técnicas, como os updates irão se comportar no cotidiano virtual.