Blog

Início

Blog

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Olimpíadas e Marketing: pódios conquistados pelo Brasil aumentam vendas

marketing-tokyo-olimpiadas-3graus

Após concluir as Olimpíadas de Tóquio 2020 em um histórico 12º lugar, a delegação brasileira voltou ao país trazendo 21 medalhas, das quais sete são de ouro. Mas o impacto dos atletas não ficou só no esporte: durante os jogos, os brasileiros que subiram no pódio impulsionaram a procura e a venda de produtos esportivos no Brasil. 

Após atraso de mais de um ano devido à pandemia da Covid-19, os Jogos Olímpicos de 2020 se encerraram no fim de semana, dia 8 de agosto. A presença do público foi proibida nas competições, mas em poucos dias, as transmissões do evento global aumentaram fortemente a audiência das principais emissoras brasileiras e foi o principal assunto nas redes sociais nessas duas semanas. Atentas a isso, o Marketing Digital ganhou grande destaque nessa temporada. 

O Marketing nas Olimpíadas

Muito comuns nos jogos de futebol, placas de publicidade não são permitidas nas Olimpíadas. A exibição de empresas privadas durante os jogos sofre com regras rígidas do Comitê Olímpico Internacional (COI), que conta com patrocínios fixos e só permite fornecedores de materiais esportivos utilizados pelos atletas. Com isso, os competidores tornam-se embaixadores das marcas que apoiam. 

Os esportes olímpicos, portanto, representam para o marketing uma ótima ferramenta de impacto social. As empresas buscam atletas que representam seus valores, como superação e determinação. Assim, quando o público se identifica com um atleta, ele também é alinhado aos valores da marca que o atleta representa.

Empresas do Brasil, por exemplo, comprovaram a efetividade dessa estratégia. Segundo a CNN, sites de e-commerce registraram um boom nas vendas de artigos esportivos após brasileiros subirem nos pódios. O Mercado Livre, por exemplo, afirmou ao veículo jornalístico que a medalha de prata do skatista Kelvin Hoefler fez a multinacional bater o recorde de vendas em patins e skates.

Já a Centauro relatou à CNN que a busca por itens de surf aumentaram 100% quando Ítalo Ferreira conquistou a medalha de ouro, dobrando o interesse registrado no período anterior à vitória. Contudo, houve um fenômeno ainda maior: a pessoa que impulsionou um crescimento superior a 400% nas compras de produtos voltados à prática do skate foi uma garota nordestina de 13 anos.

Efeito Fadinha nas Olímpiadas de Tóquio

Rayssa Leal, ou Fadinha, conquistou sua primeira medalha olímpica de prata na modalidade skate street. A Fadinha ficou em segundo lugar na competição, mas seu nome alcançou o primeiro posto nos Trending Topics: “Rayssa” foi o termo mais comentado do Twitter no dia 26 de junho. O impacto da skatista foi tanto que “skate feminino barato” foi uma das principais buscas no Google na categoria de esportes depois da competição.

No mesmo dia em que Rayssa subiu no pódio, a Nike divulgou sua nova campanha com a skatista. Batizada de “Novas Fadas”, a campanha “dá asas” à Fadinha, incentivando a participação feminina no esporte. Assim como as manobras da atleta, a parceria foi amplamente compartilhada nas redes sociais. 

O sucesso de Rayssa não é novidade. A Fadinha ganhou o apelido quando, em 2015, um vídeo da skatista realizando uma manobra tradicional fantasiada de fada viralizou na internet. Ela tinha apenas sete anos, mas já estava aparecendo em diversos programas televisivos, incluindo o Esporte Espetacular. Aos 10 anos, Rayssa já havia conquistado patrocinadores e amizades com grandes nomes da modalidade. Entre eles, estão a brasileira e companheira olímpica, Letícia Bufoni, e a lenda do skate, o norte-americano Tony Hawk, a quem ela carinhosamente se refere como “tio”. Atualmente, Rayssa é patrocinada por marcas como Banco do Brasil, MRV e o energético Monster, além da Nike.

Não é novidade que o marketing tem seu poder. Entre em contato com a Agência 3Graus agora mesmo e impulsione seu negócio.

Blogs Recentes

WhatsApp

Esse site utiliza Cookies. Ao continuar a navegar no site, você aceita a utilização dos cookies. Saiba mais sobre a Política de privacidade.