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Remarketing: aprenda como resgatar o cliente esquecido

Remarketing - Carrinho de compras em cima do computador, em fundo azul - Agência 3GRAUS

Segundo pesquisa de uma empresa de e-commerce, atualizada em 2020, a taxa de abandono de carrinho nas lojas virtuais é aproximadamente 77,73%. Essa taxa pode ser diminuída com estratégias de remarketing.
O remarketing consiste em atrair clientes que por vários motivos deixaram de finalizar compras no seu site.
Sendo assim, é uma estratégia própria para fazer marketing para a mesma pessoa novamente.
Envio de e-mails lembrando da compra não concretizada e anúncios no Google são algumas das estratégias de remarketing mais comuns no Inbound Marketing.
A seguir, você lerá sobre as vantagens de aplicar o remarketing na sua empresa.

As vantagens do remarketing

Devido ao grande número de ofertas no meio digital, convencer um cliente a fazer negócio no primeiro contato dele com a marca não é muito comum.
Segundo dados do Google Ads, somente 3% dos usuários são convertidos imediatamente.
Isso significa que o processo de conquista do cliente no marketing é mais difícil do que se imagina.
O remarketing garante que sua empresa tenha tempo de desenvolver uma relação mais próxima com essas pessoas.
Por exemplo, e-mails com ofertas direcionadas a leads específicos irão fazer com que eles reflitam mais sobre uma eventual compra.

O remarketing pode ser integrado ao marketing de conteúdo da empresa. Além de disparar e-mails direcionados, é possível promover conteúdos relevantes para os leads. Desse modo, os clientes em potencial passam a visitar seu site não apenas para conferir as ofertas, mas também para consumir informações pertinentes para eles. Esse conteúdo pode vir na forma de posts de blog, fotos no Instagram ou vídeos no YouTube, por exemplo. Sendo assim, o remarketing é uma ação crucial para aumentar as taxas de conversão da empresa, e a longo prazo, fidelizar o público.

Como fazer uma campanha de remarketing

Uma campanha de remarketing precisa ser bem planejada para atingir resultados expressivos.
Primeiramente, é necessário mapear os leads para identificar em qual estágio do funil de vendas eles se encontram.
O funil de vendas é o conjunto de etapas pelas quais cada cliente passa, desde o reconhecimento de um problema a ser resolvido até a concretização de uma compra.

Os estágios são:
▪ Conscientização;
▪ Consideração;
▪ Compra;
▪ Fidelização.

Cada um desses estágios determina o tipo de ação tomada pelos visitantes do site. A partir disso, é pertinente separar os visitantes em listas.

Assim é possível segmentar o remarketing de acordo com as necessidades de cada visitante.
Existem vários exemplos de listas que podem ser feitas:
▪ Chegou no site por Twitter Ads;
▪ Se inscreveu na newsletter;
▪ Comprou mais de R$100;
▪ Chegou no site pelo Google.
Essas informações são importantes para acompanhar de perto as campanhas de marketing digital do empreendimento.

Formas de fazer remarketing pelo Google Ads

O Google Ads é uma das ferramentas mais utilizadas para fazer campanhas de remarketing na internet.
Existem duas maneiras de promover essas campanhas:

1) Remarketing na rede de display
Rede de display é um grupo de sites parceiros que tem espaço para anúncios dentro do seu layout.
Com uma rede de display ampla, sua empresa pode atingir um novo público a partir de banners diferenciados.

2) Remarketing na rede de pesquisa
A rede de pesquisa é formada pelos mecanismos de busca da internet. Nessa modalidade, o remarketing se baseia na quantidade de vezes que um indivíduo pesquisa por um mesmo termo.
Aqui, o importante é saber quais são os termos mais pesquisados e desenvolver o remarketing a partir deles.
Isso aumenta as chances de conversão dos leads que não completaram a jornada de compra anteriormente.

Remarketing significa conversão

Como você pode ver, o remarketing é um ponto importantíssimo na conversão e fidelização de clientes na web.
Ele garante que a empresa não perca leads que deixaram de terminar a jornada de compra.
Assim, o empreendimento ganha em relevância, por causa dos anúncios e demais conteúdos promovidos, e em lucratividade.
Além disso, conhecer bem quem visita suas páginas na internet dá ferramentas para que a empresa desenvolva estratégias de marketing cada vez mais certeiras.
Isso é primordial para galgar degraus mais altos no mercado. Afinal, quem sabe exatamente o que seu público quer tem grande garantia de sucesso.
Portanto, acompanhe seus resultados e invista em remarketing. As chances de sucesso aumentarão e o empreendimento será muito mais seguro.

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